PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS REGRAS DE COMPETIÇÃO DA WTF
No dia 17 de março foi publicado o novo regulamento de competição da WTF e estaremos publicando neste momento as principais mudanças que o regulamento sofreu.
Nos Jogos Sulamericanos já foram utilizadas as alterações.
Regra | Antiga | Nova |
ARTIGO 3 | 6) Posição dos Técnicos A posição do técnico deve ser marcada em um ponto a 1 metro de distância do ponto central da Linha Limite ao lado de cada competidor. | 6) Posição dos Técnicos A posição do técnico deve ser marcada em um ponto a 1 metro de distância do ponto central da Linha Limite ao lado de cada competidor.Os técnicos não poderão sair da área de 01metrox01metro, denominada como Zona do Técnico, que indica o local onde ele deverá ficar. |
ARTIGO 7 – DURAÇO DO COMBATE | A duração do combate é de três (3) rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds. No caso de empate, após o término do 3º(terceiro) round, um 4º(quarto) round de dois minutos será realizado como tempo extra, utilizando o sistema de morte súbita(golden point). Esse round será realizado um minuto após o término do 3º(terceiro) round. | A duração do combate é de três (3) rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds. No caso de empate, após o término do 3º(terceiro) round, um 4º(quarto) round de dois minutos será realizado como tempo extra, utilizando o sistema de morte súbita(golden point). Esse round será realizado um minuto após o término do 3º(terceiro) round. A duração de cada round poderá ser ajustada para 01 minuto ou 01 minuto 30 segundos por decisão do Diretor Técnico se julgar pertinente ao Campeonato. |
ARTIGO 14 – ATOS PROIBIDOS E PENALIDADES | 2) Os seguintes atos devem ser classificados como proibidos e denominados "GAM-JEOM" a. Atacar o adversário após o "KAL-YEO" b. Atacar o adversário caído c. Derrubar o adversário agarrando o pé em suspensão com o braço, ou mão, ou ombro, ou empurrando o adversário com o braço ou mão ou ombro d. Atacar intencionalmente a cara do adversário com a mão e. Interromper o progresso da luta por parte do atleta ou técnico f. Comentários ou comportamento violentos ou extremos por parte do técnico ou do competidor | GAM-JEOM – a/b/c/d/e/f não se alteraram. g. Antes de cada round da competição, o árbitro deve verificar se algumas tentativas foram feitas para manipular o sistema de pontuação e/ou aumento da sensibilidade das meias, ou qualquer outro método, pelo atleta. No caso em que o árbitro considera manipulação intencional, ao árbitro é reservado o direito de aplicar um "Gam-jeom" para o competidor pertinente e se reserva no direito de declarar o atleta como perdedor por falta com base no grau de gravidade da violação. |
ARTIGO 24 – ARBITRAGEM E SANÇÕES 3) Procedimento de revisão de Vídeo Replay | 2) Quando o técnico solicita, o árbitro central deve se aproximar dele e perguntar a razão pela qual esta solicitando a revisão de vídeo. A razão de solicitação de revisão de vídeo inclui erro na aplicação das regras de competição e erros de fato no julgamento de impacto de um golpe, rigidez de uma ação ou conduta, intenção, tempo em relação a uma ação de declaração ou área de impacto. | Acrescentou No caso de utilização de Protetores Eletrônicos o Vídeo Replay não poderá ser utilizado para solicitar revisão de pontos em áreas de pontuação eletrônica. A solicitação de Vídeo Replay é limitada a somente uma ação a qual tenha ocorrido no limite de 05(cinco) segundos antes do momento da solicitação do técnico. Uma vez que o treinador levanta o cartão azul ou vermelho para pedir o Vídeo Replay, isto será considerado que o treinador utilizou ser recurso em qualquer circunstância. A solicitação após o término do round não será aceita, exceto no caso do 4º round no Golden Point. |
7) No decorrer de um campeonato, não existe limite de solicitações que um técnico pode fazer. Contudo, um atleta tiver a solicitação de revisão de vídeo rejeitada por 03(três) vezes, este atleta perderá o direito de solicitar revisão de vídeo nos futuros combates. | 7) No decorrer de um campeonato, não existe limite de solicitações que um técnico pode fazer. Contudo, um atleta tiver a solicitação de revisão de vídeo rejeitada por 02(duas) vezes, este atleta perderá o direito de solicitar revisão de vídeo nos futuros combates. Com base no tamanho do Campeonato o Delegado Técnico pode diminuir para 01(uma) solicitação por Campeonato. |
Destaques
POOMSE
Pela nossa história ( Taekwondo no Brasil ) o POOMSE, terminologia atualmente usada para FORMA é também conhecida como HYONG ou TURL.
A antiga lei do oriente era similar ao Código de Hamurabi, “olho por olho, dente por dente”, e era rigorosamente praticada, durante um combate, mesmo quando a morte era acidental. Neste tipo de ambiente e desde o presente sistema de combate livre ainda não tem sido desenvolvido, era impossível para um estudante de artes marciais praticar ou testar sua habilidade individual de ataque e defesa se - não contra um verdadeiro oponente. A evolução individual era certamente obstruída, até uma praticante criar sua primeira FORMA (POOMSE).
As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.
O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções. Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos.
Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate. Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for comparado a um treino individual de uma letra.
De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSE são um barômetro mais crítico na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSE.
Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POOMSE:
1. O POOMSE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos do praticante;
2. A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo;
3. Os músculos do corpo deverão ser tencionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício;
4. O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza;
5. Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POOMSE em exercício;
6. Cada POOMSE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio;
7. Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento;
8. Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo;
9. As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos.
TAEGEUK
Os TAEGEUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.
Tae Geuk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.
O Tae Geuk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).
1. Tae Geuk – Luz, centralização do universo e da vida.
2. Um Geuk – Força, raiz da vida.
3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Os três são formados em um só.
4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Geuk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.
Histórico
No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Geuk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.
FUNDAMENTO
O Poomse é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomse na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomse. Podemos finalizar dizendo que o Poomse do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário